“Porque o reino do poeta... bem, não me venha dizer que não é deste mundo. Este e o outro mundo, o poeta não os delimita: unifica-os. O reino do poeta é uma espécie de Reino Unido do Céu e da Terra.”

Mario Quintana

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Porto Alegre do Quintana artigo por Manuela d’Ávila


Porto Alegre é reconhecida nacional e internacionalmente pela riqueza cultural que possui, entre outros fatores, claro. Somos terra de grandes talentos e essa essência faz da Capital gaúcha uma referência cultural. Aqui temos a Feira do Livro, a Bienal do Mercosul, museus, arte de rua e tantas outras. Porto Alegre é berço de talentos. E quando os talentos não são nossos, acabamos por tomá-los emprestados ou somos adotados por eles. É o caso de um dos maiores poetas da literatura brasileira. No dia 30 de julho celebramos os 105 anos do nosso grande poeta Mario Quintana.

Quintana não é porto-alegrense de nascimento, mas tinha a cara de Porto Alegre. Como tantos que vivem na Capital hoje, que pela cidade foram abraçados e pela qual se apaixonaram. Foi assim com Quintana, poeta de frases simples e astutas, que tocavam a todos; que escreveu para crianças e adultos com a mesma simplicidade e incrível capacidade. Sempre que penso em Porto Alegre, lembro de Quintana e do poema O Mapa: “Olho o mapa da cidade como quem examinasse a anatomia de um corpo... Sinto uma dor infinita das ruas de Porto Alegre onde jamais passarei... Há tanta esquina esquisita, tanta nuança de paredes (...). E há uma rua encantada que nem em sonhos sonhei...” Porto Alegre e Quintana se confundem. 



Nosso poeta – que teve sua vida diretamente ligada à cidade de Porto Alegre – virou Casa de Cultura. Virou patrimônio histórico e marca de uma cidade que é revisitada por seus poemas em todos os cantos. Precisamos ampliar esse sentimento e consolidar Porto Alegre como uma referência cultural, como uma cidade que incentiva os produtores e agentes e que promove a cultura em suas diversas manifestações. Afinal, é através da cultura que um povo conta sua história. Para isso, precisamos fomentar o teatro e a dança; fortalecer o Fumproarte; valorizar a cultura de rua e o grafite; investir em museus, arquivos, bibliotecas, além de incentivar o público a visitar esses locais; investir na formação cultural; e, claro, descentralizar a cultura, facilitando, assim, o acesso de todos aos bens culturais de nossa Porto Alegre. Através de iniciativas como esta, a cidade de Quintana terá cada vez mais nuanças em paredes e outros tantos lugares.


Fonte: Site Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário