“Porque o reino do poeta... bem, não me venha dizer que não é deste mundo. Este e o outro mundo, o poeta não os delimita: unifica-os. O reino do poeta é uma espécie de Reino Unido do Céu e da Terra.”

Mario Quintana

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Espetáculo sobre Mario Quintana é atração em Alegrete




Construído a partir de poemas e frases do poeta alegretense Mario Quintana, o espetáculo “Sobre Anjos e Grillos – O Universo de Mario Quintana”, encenado pela atriz portoalegrense Débora Finochiaro, estará em Alegrete no dia 15 de setembro. A apresentação trazida pelo Programa Arte SESC – Cultura por toda à parte, será realizada no Centro Cultural de Alegrete, às 20h.

Sobre Anjos & Grilos é um espetáculo híbrido - cômico/ lírico/ poético - no qual uma atriz, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, recita e canta textos e poemas de Mario Quintana, revelando não apenas o Mario confessional e lírico dos poemas, mas sua face pouco conhecida: a das entrevistas e das frases agudas e desconcertantes que questionam os valores da sociedade, da vida e da morte. 



A interpretação, que investe na pesquisa do trabalho corporal e vocal, reforça climas e intenções, valorizando os textos e potencializando as imagens criadas por Zoravia Bettiol que são projetadas em forma de quadros e animações em uma tela transparente disposta no fundo do palco. 

A trilha sonora original, fundamental para a construção da linguagem do espetáculo, alicerça a obra. Caracteriza-se pela fusão de diferentes estilos e efeitos sonoros que variam entre sons de selva e cidade, riffs de guitarra, percussão, música erudita e pop.

Mario Quintana (1906/1994) é voz ímpar na literatura brasileira do último século. Contestando valores, pesquisando e subvertendo formas, transcendeu o conceito de escola literária e notabilizou-se pelo padrão de suas obras. Sua poética colabora para expandir o pensamento sobre questões cruciais do nosso tempo.

Fonte: Portal dos Alegretenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário