“Porque o reino do poeta... bem, não me venha dizer que não é deste mundo. Este e o outro mundo, o poeta não os delimita: unifica-os. O reino do poeta é uma espécie de Reino Unido do Céu e da Terra.”

Mario Quintana

terça-feira, 7 de junho de 2011

Falando sobre Mario: entrevista de Elena Quintana para o site ClicRBS em 2006



Sobrinha diz que ABL não merece respeito de Mario Quintana

Em entrevista online no clicRBS, a sobrinha de Mario Quintana, Elena Quintana – a única herdeira de toda a obra do poeta – falou sobre o orgulho que tem do tio e lembrou alguns fatos da vida do escritor. Ao responder ao questionamento de uma internauta, que disse ser inconformada por Quintana nunca ter sido aceito na Academia Brasileira de Letras (ABL), a diretora teatral foi direta: 

– A ABL é uma instituição que não merece o nosso respeito e nem o dele.
Segundo Elena, a academia já não é mais a mesma criada por Machado de Assis, cujo objetivo era reunir os 40 escritores mais representativos do país.

– O que temos agora, e eu estive lá, é uma academia puramente política e movida por outros interesses.
Confira a entrevista, realizada pela jornalista Sabrina d'Aquino e moderada por Cláudia Ioschpe.

clicRBS – Como estão os preparativos para o centenário? Que atividades estão sendo programadas?

Elena Quintana – As atividades vão acontecer em todos os setores, desde nomes de prédios, espetáculos de teatro e dança, exposições de fotografias, teses em faculdades de letras de todo o Brasil. Os pedidos de autorizações para atividades são desde as mais tocantes até as mais absurdas,e vêm de todo o país.

clicRBS – Que tipo de pedido absurdo?
Elena
– Pedido absurdo: colocar versos dele em publicidade de ração para cães. Outra coisa que se tornou absurda são pedidos para páginas na internet os pedidos são tantos que se eu permitisse teria que me dedicar inteiramente a isto pois não posso deixar que digam qualquer coisa ou atribuam qualquer texto a meu tio.

clicRBS – Isso que você falou é infelizmente, muito comum - textos que são atribuídos a autores famosos na internet. Você chega a fazer algum controle disso? Como costuma evitar?
Elena
– É impossível evitar. Uma artista da Globo queria usar um texto atribuído ao tio Mario em um CD, e o cachê era R$ 12 mil, legal, não? Pois é, mas o texto não era dele. E NÃO DÁ PRA FAZER NADA!

Internauta – Elena, você virá às escolas do interior, se for convidada?
Elena
- Se eu não puder ir, tentarei que alguém da minha família vá às escolas.

clicRBS – Quais são as lembranças mais remotas que você tem de seu tio? Sua proximidade com Quintana começou só mais tarde, não?
Elena
– Quando comecei a cuidar do tio Mario ele já tinha 70 setenta anos. A lembrança mais remota é ele fechado no escritório do meu avô em meio a livros e jornais, às vezes em silêncios longos e às vezes estourava numa gargalhada.

Internauta – Quantos irmãos ele tinha?
Elena
– Três irmãos, sendo que um morreu com seis anos.

Internauta – Você declama algumas poesias dele?
Elena
– Não, ele não gostava que se declamasse versos. Ele dizia que versos deviam ser ditos. Sim, eu digo muitos versos dele.

Internauta – Depois da morte do Mario, os livros pararam de vender ou mantiveram o mesmo nível de antes?
Elena
– O tio Mario sempre me dizia "poesia vende pouco, mas sempre" e é verdade, o que está acontecendo agora é que ele esta vendendo mais no resto do país.

clicRBS – Já que o assunto é vendas: o reconhecimento literário trouxe dinheiro a Mario Quintana? Você acha que dá para viver de poesia no Brasil?
Elena
– O suficiente para sobreviver, ele dizia que a nossa vida era: cavalinho sobe, cavalinho desce... Mas se tu fores reconhecido nacionalmente, tiveres um bom agente que te leve para outros paises, vais viver muito bem.

Internauta – Você está sentindo alguma mobilização especial dos amigos do Quintana por causa do ano do centenário? Alguém entrou em contato com a senhora sobre isso?
Elena
– A maioria dos amigos do tio Mario já estão mortos, devem estar festejando com ele no além.

Internauta – Você tem um e-mail para contato?
Elena
– A partir da semana que vem estará funcionando o mmq@terra.com.br

clicRBS – Falando um pouco sobre a personalidade do teu tio... Mario Quintana morava em hotéis, não se casou, não teve filhos. Estar sozinho foi uma opção do poeta? Ou não existia essa solidão?
Elena
– Se tinha uma pessoa que sabia ficar sozinha era o tio Mario. Mas também sabia rodear-se de pessoas. Sim, ele optou por não se casar achava muito enfadonha a rotina das famílias.

Internauta – Você costuma dar palestras para jovens do Ensino Médio?
Elena
– Já dei algumas e gostei muito. Tendo tempo eu vou.

Internauta – O que faltou para ele não fazer parte da ABL?Sou uma inconformada...
Elena
– Não seja, a ABL é uma instituição que não merece o nosso respeito e nem o dele.

clicRBS – Por que você diz que a ABL não merece o respeito de Quintana?
Elena
–Porque a ABL não é mais a instituição criada por Machado de Assis que tinha por objetivo reunir os 40 ESCRITORES mais representativos do país. O que temos agora, e eu estive lá é uma academia puramente política e movida por outros interesses.

clicRBS – Quais eram os principais passatempos do seu tio?
Elena
– Filmes, caminhadas, reler livros...

clicRBS – Quais eram os poetas e escritores de prosa favoritos de Quintana?
Elena
– Rimbaud, Garcia Lorca, Machado de Assis, Simões de Lopes Neto, Marcel Proust...

clicRBS – Ele tinha alguma tipo de mania?
Elena
– Tantas que eu não sei por onde começar. Por exemplo: ele guardava o que estava escrevendo e artigos de revistas e jornais que iria ler um dia em baixo do travesseiro, e ái de quem tirasse, os lençóis eram trocados e a biblioteca voltava ao lugar.

clicRBS – Agora um pouquinho de ti, antes de terminar. Como foi receber de herança toda a obra de Mario Quintana?
Elena
– Eu já sabia, pois ele fez um testamento 10 anos antes de morrer em 1984. Mas mesmo assim foi assustador. Eu tinha uma sensação de estar mexendo em coisas que não eram minhas, eu sempre obedeci ao tio Mario, obedeço até hoje.

clicRBS – Sempre com aquele pensamento: "o que ele faria se estivesse aqui?"
Elena
– Exatamente!

Internauta – Você é a única sobrinha?
Elena
– Não, ele tem muitas, mas eu sou a mais torta.

clicRBS – Li uma entrevista tua em que contaste de um trocadilho que fizeram com a palavra sobrinha.. Que não serias somente a sobrinha do Mario Quintana, mas também a só-brinha (de sobra). Te sentes assim mesmo?
Elena
– Com muito orgulho. Se sou alguma sobra dele, devo ser alguma coisa boa. Depois ele nasceu em 30/07/1906, eu em 31/07/1955. O nome da coluna dele no jornal era Do Caderno H e o meu nome não tem H. Acho que eu sou uma sobrinha mesmo.

clicRBS – Qual costuma ser a reação das pessoas quando identificam teu sobrenome? Pesa trabalhar com literatura e teatro e ser sobrinha de Quintana?
Elena
– Não esta na hora. Eu gosto quando são pessoas que não são ligadas ao mundo cultural.

Fonte: ClicRBS

Um comentário: