“Porque o reino do poeta... bem, não me venha dizer que não é deste mundo. Este e o outro mundo, o poeta não os delimita: unifica-os. O reino do poeta é uma espécie de Reino Unido do Céu e da Terra.”

Mario Quintana

sábado, 23 de julho de 2011

Casa de Cultura Mario Quintana celebra aniversário do poeta com números musicais

O poeta Mario Quintana estaria comemorando 105 anos no dia 30 deste mês. Para comemorar a data, a Casa de Cultura preparou uma programação musical com apresentações especiais nos teatros e performances variadas ao longo da semana de 25 a 31 de julho. O encerramento da festa fica com a Orquestra Popular UFRGS, no domingo.
Mini-teatro Móvel de Marcos Ungaretti
Segunda e terça-feira, 25 e 26 de julho
15h às 18h
Travessa dos Cataventos
GRATUITO
O Mini Teatro Móvel criado pelo músico Marcos Ungaretti estará na Travessa dos Cataventos apresentando jazz, MPB e músicas autorais para uma plateia de cinco pessoas que se alternam na Kombi, teatro autêntico e original do compositor, multiinstrumentista e arranjador gaúcho.
Orquestra Popular UFRGS
Terça-feira, 26 de julho - 19h - Travessa dos Cataventos
Domingo, 31 de julho - 20h - Teatro Bruno Kiefer
GRATUITO
O Projeto Orquestra Popular UFRGS nasceu em abril de 2011, com a coordenação do professor Amauri Lablonoviski juntamente com o curso de Música do Instituto de Artes da Ufrgs, tendo como objetivo criar um ambiente de execução instrumental de música popular dentro da Universidade. É composta por 24 músicos profissionais e ensaia toda terça-feira na Casa de Cultura Mario Quintana. Tem Alex Prinz (músico) na direção artística, Antonio Vicente Furlan (músico e produtor cultural) na coordenação Operacional e o maestro Marcelo Nadruz na regência.
Show de Paulinho Cardoso e Léo Ferrarini
Terça-feira, 26 de julho
20h
Teatro Carlos Carvalho
GRATUITO
Interpretando músicas próprias e também alguns sucessos da música popular sul-americana, Paulinho Cardoso e Léo Ferrarini propõem uma viagem sonora que mescla a vibração popular do acordeon e a sonoridade erudita do piano. Este trabalho é o resultado da paixão pela música instrumental e da busca intensa por novas sonoridades. O projeto tem como diferencial uma sonoridade instrumental diferente e contemporânea, que tem sua raiz nos ritmos sulinos.
Show e lançamento de CD de Vinicius Lummertz
Quarta-feira, 27 de julho
15h - Lançamento do CD e coquetel - Jardim Lutzenberger
20h - Show - Teatro Carlos Carvalho
GRATUITO
O músico, compositor e produtor musical Vinicius Lummertz mostra seu primeiro trabalho solo, Palavra, Som & Poder - Os 30 Frutos do Espírito. A Trilogia "Palavra, Som & Poder - Os 30 Frutos do Espírito" reúne os álbuns "Sonho Natural", "A Base Para Uma Nova Fundação" e "Herbalista", cada um com 10 faixas, num total de 30 composições, 29 inéditas, de autoria de Vinícius e uma releitura, que revelam o esforço de sete anos de dedicação. Acompanhado por um time de nove experientes músicos, Vinicius traz uma ousada proposta de fusão musical entre Jazz, Música Latina, Rock, Soul, entre outros gêneros, tendo a batida do Reggae como marcação. O repertório tem um propósito especialmente voltado para letras com mensagens conscientes, críticas e construtivas.
Show e lançamento de CD de Março Aurélio Vasconcellos
Quarta-feira, 27 de julho
20h
Teatro Bruno Kiefer
R$ 15,00
O compositor, cantor e violonista Março Aurélio Vasconcellos faz show de lançamento do CD "Já se vieram!", com melodias de sua autoria e letras de Martim César Gonçalves. No espetáculo, Marcello Caminha (violão e direção musical), Jonas Cândido (violão), Ariel Vicente (violão), Duca Duarte (baixo), Marcello Caminha Filho (percussão), Ricardo Comassetto (gaita botoneira) e Carlitos Magallanes (bandoneón).
Março Aurélio Vasconcellos foi premiado em diversos festivais de música nativista no RS, em especial no mais importante deles, a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana como autor das melodias das canções Gaudêncio 7 Luas (1972), Cordas de Espinho (1975), Pássaro Perdido (1978). Já lançou 3 CDs independentes, intitulados Invernando Recuerdos (2005), Velhas Andanças (2007) e Da Mesma Raiz (2010).
Opereta Pé de Pilão
Sábado e domingo, 30 e 31 de julho
16h
Teatro Bruno Kiefer
GRATUITO
Concepção de Cláudio Levitan sobre livro de Mario Quintana. Cinco atores-músicos contam e cantam a história do menino que virou pato e de sua avó enfeitiçada que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato, na tentativa de reencontrar sua avó, enviando-lhe uma foto, é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó enfeitiçada..
Texto: Maria Emilia Portella
Fonte: Site JusBrasil

2 comentários:

  1. Que homenagem legal ao Mário Quintana. Infelizmente nosso poeta não está mais entre nós, mas deixou uma belíssima obra. Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. deixei um carinho especial no meu blog pra você. Espero que goste. Abraços!


    Gostei muito do seu blog. Adoro Mario Quintana.

    Quando tiver tempo de uma passadinha no meu blog
    http://baudepoesia.blogspot.com/

    ResponderExcluir