“Porque o reino do poeta... bem, não me venha dizer que não é deste mundo. Este e o outro mundo, o poeta não os delimita: unifica-os. O reino do poeta é uma espécie de Reino Unido do Céu e da Terra.”

Mario Quintana

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mario Quintana, 105 anos




 Um quindim tamanho gigante instalado na Travessa dos Cataventos (Andradas, 736) é um dos palcos preparados para homenagear nesta semana os 105 anos do poeta e jornalista Mario Quintana, que seriam completados no próximo sábado, 30 de julho, se ele estivesse entre nós. A peça remete ao doce favorito do artista, nascido em Alegrete e falecido em 1994, e foi idealizada para a Semana do Poeta, que começou segunda-feira e vai até domingo com programação especial. “Ele adorava quindim com café preto. Neste ano, fizemos o quindim; ano que vem pode ser o café”, diz Marcos Barreto. O diretor do centro conta que decidiu instalar o doce logo na entrada da Casa de Cultura Mario Quintana para que os passantes vejam. “É um tablado pequeno para manifestações solitárias ou em grupo, como as apresentações. Além disso, é um convite para as outras atividades”, afirma. E elas são muitas.

A programação de teatro, com entrada franca, inclui espetáculos adultos e infantis com apresentações especiais no fim de semana, além do que já está em cartaz - como o I Festival de Esquetes de Humor -, e de performances variadas ao longo da semana. Destaque para a Opereta Pé de Pilão, de Claudio Levitan, no sábado e no domingo, às 16h, e Tem Quintana na Casa, de Bob Bahlis, no domingo, às 20h. Também podem ser conferidos O Teatrinho do Mário - Hora do Conto dramatizada, no sábado, às 16h; A culpa é minha, no sábado, às 19h; Os primos - música & humor, no sábado, às 20h; Qual o nexo do sexo, sábado, às 21h; e Os bobos, no domingo, às 16h.

A música tem espaço especial no calendário, nos teatros e em performances variadas. A  semana também inclui um torneio de Yu-Gi-Oh, promovido no quinto andar. As inscrições serão abertas às 12h, com previsão de início dos jogos para as 13h do sábado. O organizador Edson Lima explica que o torneio tem formato suíço, em que um programa de computador define as rodadas de acordo com o número de participantes. Após algumas rodadas, são definidos os oito melhores jogadores, os quais concorrerão entre si pela premiação.

A competição faz parte do dia a dia da Casa. O espaço é ponto habitual para cerca de 50 jovens que passam as tardes de quintas-feiras e sábados praticando Yu-Gi-Oh, um jogo de estratégia e inteligência inspirado no mangá de mesmo nome, que consiste em trocas de cartas e duelos entre cartas. A maioria dos participantes tem idade entre 17 e 25 anos, mas há também pessoas com mais de 30 e até 65 anos. Muitos se deslocam de cidades da Região Metropolitana para jogar, e mesmo de mais distante, como São Sebastião do Caí e Santa Maria. 

As atividades prosseguem hoje. Às 16h, em vários espaços, Michele Zgiet faz a leitura de 105 poemas de Mario Quintana. Um pouco mais tarde, às 19h, a obra do poeta será discutida por Armindo Trevisan, Ricardo Silvestrin e Mario Pirata na sala C2. No mesmo horário, será inaugurado um novo espaço para exposições, o Buraco do Cabaré, no mezanino.

Já na sexta, dia 29, a dança vai tomar conta do espaço. Uma festa-baile, animada pelos DJs Claudinho Pereira e Fred Restori, acontece entre 20h e 24h no hall leste da Casa de Cultura. A festa terá cenário com vídeos e projeções, entre balões brancos, e um palco de karaokê, com microfone aberto para o público cantar ou declamar. Mais informações sobre a intensa programação, quase totalmente gratuita (em alguns espetáculos será cobrado ingresso) em www.ccmq.com.br.

Casa com decoração personalizada

Além do palco em forma de quindim, outra homenagem personalizada ao poeta é a decoração do seu lar. Nesta semana, a Casa de Cultura Mario Quintana e a Travessa dos Cataventos estão enfeitadas com passarinhos, tema recorrente no trabalho do escritor. Na entrada, na ala Oeste, a interferência de Zoé Degani, uma releitura do pássaro do conto infantil Pé de Pilão, dá boas-vindas aos visitantes. É a primeira vez que o personagem ganha uma versão tridimensional (escultura resinada com dois metros de altura), esculpida entre os versos do poeta e a concepção plástica da artista. 

A homenagem se estende ainda com uma revoada de andorinhas na Travessa. Dentro da CCMQ estão passarinhos de papel machê confeccionados durante uma oficina feita especialmente para a ocasião com a artista e psicóloga Flávia Azambuja, na Oficina de Arte Sapato Florido. 

Fonte: Site Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário